Após visita a Moscovo, (procurado) líder separatista regressa à Bósnia

  • 02/04/2025

O líder político dos sérvios bósnios, Milorad Dodik, procurado pela justiça por alegadamente ter desrespeitado a Constituição da Bósnia, revelou, esta quarta-feira, que já está de regresso ao país, após uma visita a Moscovo, onde se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin.

 

"Saúdo toda a gente, com a declaração: Cheguei", disse Dodik à televisão pública RTRS, acrescentando que já estava em Banja Luka, capital do estado sérvio da Bósnia.

Na semana passada, Sarajevo enviou à Interpol um mandado de captura internacional para Dodik, bem como para o presidente do parlamento da Republika Srpska (RS) - uma das duas entidades autónomas da Bósnia - Nenad Stevandic, pelas suas violações da Constituição da Bósnia-Herzegovina.

O Tribunal da Bósnia e Herzegovina tinha um mandado de captura para ambos a 14 de março e decidiu posteriormente solicitar também um mandado de captura internacional.

Esta quarta-feira, o líder separatista adiantou que a Interpol rejeitou o pedido da Bósnia-Herzegovina para emitir um mandado de prisão internacional contra si.

Dodik revelou que recebeu um telefonema do presidente da Sérvia, o nacional-populista Aleksandar Vucic, que o informou que o recurso da Sérvia tinha sido aceite e que a Interpol tinha, portanto, recusado emitir o mandado de captura.

Na terça-feira, o Kremlin anunciou que Putin recebeu o líder dos sérvios bósnios. Já um dia antes, na segunda-feira, Dodik revelou que tinha chegado à capital russa, quatro dias depois de o sistema judicial bósnio ter emitido um mandado de detenção internacional contra ele.

Num vídeo nas redes sociais, Dodik elogiou "o líder histórico do povo russo", referindo-se a Vladimir Putin, e criticou "a elite globalista, que procurou fragmentar a própria Rússia".

Líder dos sérvios da Bósnia divulga vídeo em Moscovo com elogios a Putin

Líder dos sérvios da Bósnia divulga vídeo em Moscovo com elogios a Putin

O líder político dos sérvios da Bósnia, Milorad Dodik, afirmou hoje que tinha chegado a Moscovo, apesar de procurado pela justiça do seu país por atentar contra a ordem constitucional.

Lusa | 22:24 - 31/03/2025

O dirigente político é procurado pelo Ministério Público da Bósnia numa investigação por ataque à ordem constitucional, após uma série de ações separatistas levadas a cabo desde o final de fevereiro pelas instituições autónomas da Republika Srpska, a entidade dos sérvios bósnios.

A justiça bósnia, que pretende interrogá-lo no âmbito desta investigação, emitiu um mandado de detenção internacional na passada quinta-feira, na sequência de um outro à escala nacional, em 18 de março.

No entanto, isto não impediu Dodik de viajar para a Sérvia e depois para Israel, onde participou numa conferência sobre antissemitismo.

Leia Também: Líder sérvio-bósnio viaja sem ser detido apesar de mandado de captura

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2760054/apos-visita-a-moscovo-procurado-lider-separatista-regressa-a-bosnia?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros