Autarca de Nova Iorque anuncia recandidatura à câmara como independente
- 03/04/2025
O anúncio foi feito num vídeo e surge um dia depois de um juiz federal ter retirado a acusação de corrupção num vasto caso de suborno, por ordem do Departamento de Justiça da administração do Presidente norte-americano, Donald Trump.
Ao apresentar uma candidatura como independente, Adams evita as eleições primárias do Partido Democrata, pelo qual tinha sido eleito no primeiro mandato e que agora o critica pela aproximação a Trump.
Em janeiro, Adams visitou Trump em Mar-a-Lago (Flórida) e, segundo o autarca, discutiram apenas questões de migração de Nova Iorque, adiantando que não discutiram as acusações das quais foi agora ilibado.
O autarca, de 64 anos, anuncia a candidatura no último dia para a entrega das assinaturas para concorrer à eleição no Partido Democrata, marcada para 24 de junho.
Entre os candidatos às primárias democratas, encontram-se nove candidatos, incluindo Andrew Cuomo, antigo governador do estado de Nova Iorque forçado a demitir-se em 2021 devido a acusações de agressão e assédio sexual, mas que lidera as sondagens.
Ao renunciar às eleições internas, Eric Adams terá mais tempo para preparar a campanha para a Câmara de Nova Iorque, um bastião democrata, onde se prevê que o vencedor das primárias democratas seja o favorito.
Adams foi acusado, no ano passado durante a administração do ex-Presidente Joe Biden, de aceitar contribuições ilegais para a campanha e descontos em viagens de um funcionário turco e de outros, em troca de ajudar a Turquia a abrir um edifício diplomático sem passar nas inspeções de incêndio.
"Seja qual for o partido para o qual Adams fuja, os nova-iorquinos merecem mais do que um presidente da câmara desonrado e egoísta que colocou e colocará sempre as suas próprias necessidades à frente das deles", reagiu um dos candidatos às primárias democratas, Zohran Mamdani, cuja campanha está a gerar entusiasmo na esquerda do partido.
Antigo polícia de uma família modesta e o segundo presidente da Câmara afro-americano de Nova Iorque, Eric Adams era visto como uma grande esperança democrata quando foi eleito em 2021.
Leia Também: Juiz anula caso de corrupção contra autarca democrata de Nova Iorque