Milhares protestam em Budapeste contra lei que proíbe Marcha do Orgulho

  • 02/04/2025

A lei é a mais recente de uma série de medidas tomadas pelo governo do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, que, segundo os críticos, restringem os direitos da comunidade LGBTQ+ na Hungria.

 

A nova legislação visa proibir a Marcha do Orgulho LGBTQ+, alegando que viola uma lei de "proteção da criança", que permite às autoridades multar os organizadores e participantes de um evento deste tipo e utilizar ferramentas de reconhecimento facial para identificar potenciais infratores.

Agitando bandeiras húngaras e do arco-íris e cartazes com os dizeres "Chega de mentiras!" ou "Abaixo Orbán! Queremos a democracia", mais de 10 mil pessoas reuniram-se no centro de Budapeste, segundo um fotógrafo da agência France-Presse (AFP).

"Defendemos a liberdade de reunião", destacou Emese, uma psicóloga de 26 anos que não quis revelar o seu apelido.

Akos Hadhazy, deputado independente e organizador, disse que os protestos "não vão parar até que esta lei seja revogada", denunciando o que chamou de "lei tecnofascista" inspirada em leis semelhantes na China e na Rússia.

A legislação contra a Marcha do Orgulho de Budapeste já gerou oposição e protestos na Hungria.

Quando o parlamento aprovou, em meados de março, os manifestantes bloquearam uma ponte de Budapeste durante mais de três horas.

Os organizadores da marcha disseram que planeiam realizar a 30.ª edição da Marcha do Orgulho de Budapeste no dia 28 de junho.

O primeiro-ministro populista de direita da Hungria, Viktor Orbán, tem visado nos últimos anos a comunidade LGBTQ+ do país, proibindo a adoção por pessoas do mesmo sexo e --- numa lei de proteção infantil de 2021 --- banindo qualquer conteúdo LGBTQ+, incluindo na televisão, filmes, anúncios e literatura, que esteja disponível para menores.

Em março, um porta-voz da comissão de direitos humanos das Nações Unidas disse que a recente lei "resulta em restrições arbitrárias e discriminatórias aos direitos dos indivíduos LGBTIQ+ à liberdade de expressão, à reunião pacífica e à privacidade".

Leia Também: Familiares acusam Hamas de assassinar manifestante em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2759252/milhares-protestam-em-budapeste-contra-lei-que-proibe-marcha-do-orgulho?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros