"Não é aceitável". Bastonária critica falta de valorização dos advogados

  • 13/01/2025

No discurso feito na cerimónia de abertura do ano judicial, Fernanda de Almeida Pinheiro sublinhou que a atualização de honorários é uma exigência que tem mais de 20 anos e que a falta de revisão "não corresponde também à obrigação do Estado de garantir uma remuneração digna aos profissionais".

 

"Não é aceitável exigir que uma classe profissional altamente qualificada continue a prestar os seus serviços com valores estipulados em 2004", acrescentou a bastonária, referindo ainda que a Ordem dos Advogados não foi chamada para fazer parte do grupo de trabalho que foi constituído para rever e atualizar as tabelas.

O discurso de Fernanda de Almeida Pinheiro na cerimónia que decorre no Salão Nobre do Supremo Tribunal de Justiça, centrou-se na defesa da profissão, mas não deixou de lado pontos específicos como a alteração de uma portaria de 2008, feita em setembro do ano passado, relacionada com a lista de escalas de prevenção dos defensores oficiosos nos tribunais.

A alteração da portaria é, defendeu a bastonária da Ordem dos Advogados, um "perigoso ataque à independência e transparência do sistema", uma vez que passa a permitir que o Ministério Público, o juiz ou o órgão de polícia criminal possam escolher o defensor.

A bastonária defendeu ainda que esta alteração à portaria "fere a independência do sistema de acesso ao direito, ofende o estado de direito democrático, viola a transparência que o mesmo sempre garantiu e mais não é do que uma ilegalidade".

"Como se pode aceitar, num Estado de Direito Democrático, que a entidade que acusa, detém ou julga um cidadão ou cidadã, lhe possa escolher o defensor?", questionou Fernanda de Almeida Pinheiro.

Nesta cerimónia, o Procurador-Geral da República, Amadeu Guerra, empossado em outubro, a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, e o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, fazem os seus primeiros discursos de abertura do ano judicial, uma vez que são novos titulares nestas funções na sequência das eleições legislativas de março.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá discursar hoje pela penúltima vez nesta cerimónia.

Leia Também: AO MINUTO: Abertura do ano judicial e (pela 1.ª vez) sem a Igreja

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2706545/nao-e-aceitavel-bastonaria-critica-falta-de-valorizacao-dos-advogados?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros