Parceria de Cabo Verde e Unicef melhora respostas em processos de menores

  • 03/04/2025

"A parceria com o Unicef permitiu melhorar a capacidade de resposta do Ministério Público na jurisdição de família e menores, na averiguação oficiosa de paternidade e maternidade. A pendência nacional diminuiu de forma acentuada", disse Luís Landim.

 

O Procurador-Geral falava na Praia, na apresentação dos resultados da quinta fase da parceria.

O projeto iniciou-se em 2020 e, desde então, foram resolvidos 4.715 dos 5.289 processos de averiguação de paternidade e maternidade tramitados, ficando 574 por concluir.

Para reduzir a pendência de processos, foram criadas equipas especiais na comarca da Praia, onde a "preocupação é maior", disse.

Na terceira e quarta fase, o foco esteve na cidade da Praia, mas a iniciativa passou a incluir crimes sexuais contra crianças, o que levou ao reforço da secção de Violência Baseada no Género (VBG) com mais um magistrado.

A quinta fase, entre agosto de 2023 e dezembro de 2024, passou a abranger processos de família e menores em todo o país, mantendo também o acompanhamento de crimes sexuais contra crianças na Praia.

Além disso, incluiu formação sobre exames ginecológicos e investigação médico-legal para magistrados, polícias e delegados de saúde.

Entre as medidas implementadas, foi criado um microsite no portal do Ministério Público, onde os cidadãos podem fazer denúncias anónimas que são encaminhadas diretamente para a procuradoria da comarca correspondente.

Está também prevista a criação de um gabinete central de coordenação de assuntos de família e menores para fortalecer a resposta nacional.

Na quinta fase, foram ouvidos 477 intervenientes em instrução e encerrados 126 processos, destacando-se o caso de uma vítima de crimes sexuais de seis anos e agressor de 86.

A maioria dos agressores são adultos e os crimes sexuais contra menores ocorrem sobretudo dentro da família ou entre pessoas próximas.

Os principais desafios continuam a ser a falta de recursos humanos, a pouca colaboração de entidades responsáveis, o fraco envolvimento de alguns parceiros e o atraso nas denúncias, o que dificulta a recolha de provas, como material biológico das vítimas.

O representante do Unicef em Cabo Verde, David Matern, considerou os resultados "animadores".

"Encorajamos a Procuradoria-Geral a continuar este trabalho e a dar um sinal claro à sociedade de firmeza no combate a um dos crimes mais graves contra crianças. O Unicef continuará a apoiar", afirmou.

Leia Também: Ataques israelitas em Gaza após quebra de cessar-fogo matam 322 crianças

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2760711/parceria-de-cabo-verde-e-unicef-melhora-respostas-em-processos-de-menores?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros