Quatro novos vice-presidentes das CCDR em funções a partir de amanhã

  • 15/01/2025

A Resolução do Conselho de Ministros com as nomeações foi hoje publicada no Diário da República.

 

Dois dos nomeados são os presidentes sociais-democratas das câmaras de Mação, Vasco Estrela, para a CCDR Centro, e do Cadaval, José Bernardo Nunes, para a de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), que cumpriam o limite de mandatos como autarcas.

José Bernardo Nunes suspendeu na terça-feira o seu mandato na Câmara.

Para a CCDR do Norte foi nomeado como vice-presidente o vereador na Câmara da Maia e ex-deputado do PSD Paulo Ramalho, enquanto para o Alentejo foi escolhido o antigo presidente da CCDR Roberto Grilo.

Falta ser conhecido o nome do vice-presidente da CCDR do Algarve, cuja nomeação, segundo fonte do Ministério da Coesão, está em curso, embora não tenha coincidido com a dos restantes.

As nomeações ocorrem depois de o atual Governo ter decidido atribuir ao ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, poderes de superintendência nesta área através de um vice-presidente em cada comissão, que terá a seu cargo os departamentos dedicados à agricultura, desenvolvimento rural e pescas.

Vasco Estrela é licenciado em direito, presidente da Câmara de Mação (desde 2013), vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (desde 2017) e vice-presidente do conselho regional da CCDR LVT (desde 2022).

O agora ex-presidente da Câmara do Cadaval (desde 2013), José Bernardo Nunes, é licenciado em Gestão de empresas, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste (desde 2021), vogal da direção da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa (desde 2008), vice-presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (desde 2013) e presidente do PSD na área Oeste.

Paulo Ramalho, nomeado para a CCDR-Norte, é também licenciado em direito, até agora vereador da Câmara Municipal da Maia e foi deputado na Assembleia da República entre 2022 e 2024, onde fez parte de comissões permanentes de Agricultura e Pescas.

O economista Roberto Grilo regressa à CCDR-Alentejo, a que presidiu entre 2015 e 2020, tendo sido o candidato derrotado nas primeiras eleições para o organismo, em 13 de outubro de 2020, quando assumiu uma candidatura independente, apesar da militância no PSD.

Todas estas nomeações receberam parecer positivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).

A orgânica das CCDR foi alterada em 06 de dezembro de 2024, para permitir a nomeação, pelo ministro da Agricultura, de vice-presidentes que terão a seu cargo os departamentos regionais da agricultura, desenvolvimento rural e pescas.

O Governo pretende com esta medida que a administração central volte a ter controlo sobre esta área, depois da integração das antigas direções regionais de Agricultura e Pescas nas CCDR, na sequência da reestruturação das comissões regionais, em 2023.

Com esta reestruturação, as CCDR receberam competências de serviços periféricos da administração direta e indireta do Estado em diferentes áreas de governação, para facilitar a sua articulação, "tendo em vista um desenvolvimento regional harmonioso", entre as quais atribuições das anteriores direções regionais de Agricultura e Pescas.

Em consequência, argumentou o Governo, o ministro da Agricultura e Pescas ficou "desprovido de capacidade de intervenção no território, dado que não ficou prevista a sua participação na tutela da CCDR, onde ficam localizados os departamentos da agricultura e pescas à escala regional ou sub-regional".

Com a entrada em funções dos novos vice-presidentes, o ministro passa a ter "os poderes de superintendência e tutela na área" em cada CCDR.

Leia Também: Dois presidentes de câmaras do PSD nomeados vice-presidentes de CCDR

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2707894/quatro-novos-vice-presidentes-das-ccdr-em-funcoes-a-partir-de-amanha?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros