Rádio Free Europe denuncia corte por Washington de difusão para a Rússia
- 03/04/2025
"Chegámos hoje ao trabalho e vimos que os serviços de satélite que chegam à Rússia tinham sido desativados pela USAGM", a Agência dos EUA para os Media Globais (USAGM, na sigla inglesa), avançou Stephen Capus, diretor-geral da Rádio Free Europe/Rádio Liberty (RFE/RL), com sede em Praga.
A rádio, fundada durante a Guerra Fria para combater a propaganda soviética e financiada pelos Estados Unidos, está em desacordo com a nova administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, que decidiu, em meados de março, congelar o financiamento como parte de um esforço para reduzir o tamanho do governo federal.
A rádio contestou a decisão em tribunal e obteve uma providência cautelar favorável, mas a USAGM, que supervisiona as operações, ainda não desbloqueou os fundos.
Esta decisão afeta a emissão de 24 horas do canal de televisão, em língua russa, Current Time na Rússia, Ucrânia, Ásia Central, Europa de Leste e outras regiões.
"A USAGM notificou a RFE/RL que os contratos de transmissão por satélite do Current Time para a Europa foram rescindidos", acrescentou Capus.
A USAGM não respondeu a um pedido de comentário.
Leia Também: Rádio Europa Livre está a "reunir condições" para manter-se no ar